degrade_reto.png

BLOG

Aqui, compartilhamos a paixão pelo que fazemos em forma de conteúdo. Semeamos um pouco de nosso conhecimento e experiências vivenciadas para que você também possa colher frutos.

Como prototipar se tornou um caminho criativo para inovações no mercado de moda e de luxo?

Sem dúvidas, a pandemia fez com que nos reinventássemos a cada dia. E assim, seguimos. Nesse cenário, a prototipação ganhou mais espaço nas estratégias das marcas. E para ilustrar isso, vamos falar um pouquinho sobre o mercado da moda.

Quem vê aquelas lindas apresentações que foram realizadas on-line não imagina todo o trabalho por trás. Para o desfile Haute Couture Spring-Summer 2021 da #Chanel, a preparação contou com um elemento simples, mas essencial: o papel.

Em seu Instagram, o estilista de moda italiano, Pierpaolo Piccioli (@pppiccioli), mostrou todo o processo, e nos surpreendeu ao revelar que o resultado foi possível graças a um trabalho de arte totalmente prototipado. Ao montar esse cenário-teste para o desfile da coleção de alta-costura da #Chanel, ele e a equipe conseguiram enxergar como o desfile ficaria, com todas as modelos, distribuição de espaço e posicionamento da equipe.

Num dos monumentos mais bonitos de Paris – Grand Palais –, foi possível acompanhar o brilhante resultado do projeto. Além de ajudar no planejamento de espaço e na disposição das modelos, como foi mencionado acima, esse tipo de preparação auxilia na escolha do posicionamento de câmera e luz, por exemplo. Todas essas questões foram milimetricamente pensadas para que o público, mesmo assistindo pela telinha, fosse surpreendido por uma grande experiência e tivesse a sensação de ter o desfile na altura de seus olhos.

Ainda no mundo da moda e luxo, a Louis Vuitton também mostrou ser mestre na arte de transferir ideias do âmbito conceitual para a realidade. No #LWMenFW 21, a marca tangibilizou as suas ideias desde o convite até a experiência final na passarela. Aquilo que poderia ser apenas um protótipo foi além, e se concretizou em novas experimentações.



Decisões de negócios mais eficientes


Quer entender como a prototipação pode ser um caminho de inovação para a sua empresa nessa pandemia? Então, vamos te ajudar!

Antes, é necessário ter em mente que a prototipação é uma das ferramentas usadas para tornar as decisões de negócios mais eficientes. Ao fazer validações ao longo do processo, você consegue que tudo seja testado mesmo antes da solução final existir.

O resultado? O produto final fica mais conciso, a produção da solução fica mais assertiva e o investimento mais seguro, pois garante que não se gaste em vão, uma vez que vários testes foram feitos com usuários. Dessa forma, você reduz riscos e surpresas nos projetos.

Aqui na #Almar – Alavanca das Marcas, conforme a finalidade e natureza do produto em desenvolvimento, estabelecemos algum tipo de protótipo que aproxime, ao máximo, o cliente à realidade que será proporcionada pela solução. Através da criatividade, conseguimos viabilizar esse feedback por meio de oficinas ou pesquisa de profundidade com clientes finais para reduzir, ao máximo, riscos e adaptar a solução aos desejos dos clientes. E se você quiser presenciar essas experiências e não tem disponibilidade, nós temos a solução! A Almar adotou como ferramenta o registro audiovisual do processo de validação. Então, você fica por dentro de tudo!

A nossa jornada sobre prototipação baseia-se nas quatro etapas a seguir:



Estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Precisa de auxílio para prototipar o seu produto? Entre em contato com a gente!

Acompanhe a gente por aqui e veja também o que estamos falando pelos nossos outros canais: Instagram @alavancadasmarcas e LinkedIn.



Créditos das fotos @pppiccioli, @didierfalzone e @alexander.tsvetkoff.