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Aqui, compartilhamos a paixão pelo que fazemos em forma de conteúdo. Semeamos um pouco de nosso conhecimento e experiências vivenciadas para que você também possa colher frutos.

Mapa da Empatia: entenda a ferramenta

Sabemos que conhecer o seu público a fundo é uma tarefa difícil, mas existe uma ferramenta que vai te ajudar nessa missão: o Mapa da Empatia. Vamos contar pra vocês como a gente usa! Vem com a gente!

Desenvolvido pela consultoria internacional de design thinking Xplane, o Mapa da Empatia é uma ferramenta visual que permite uma compreensão profunda, compartilhada e empática de clientes. Então, se você quer entender seu público a fundo, reflita bastante sobre essas 6 perguntas:

1️⃣ O que ele escuta? Aqui, estamos falando sobre o que os amigos, chefe, influenciadores dizem.

2️⃣ O que ele vê? Seriam os amigos, o ambiente, e até o que o mercado oferece.

3️⃣ O que ele pensa e sente? Estamos falando sobre o que realmente importa (as principais preocupações e aspirações, por exemplo).

4️⃣ O que ele fala e faz? Estamos nos referindo às atitudes em público, à aparência, ao comportamento com outros.

5️⃣ Quais as dores? Aqui, seriam os medos, frustrações, obstáculos.

6️⃣ Quais os ganhos? Estamos nos referindo aos desejos e necessidades.

Essas perguntas e reflexões nos fazem alcançar um nível mais profundo de compreensão de uma persona. Assim, conseguimos entender ainda mais os nossos clientes e nos aproximar ainda mais do que eles precisam. Ainda, em alguns casos, após a construção dessa persona buscamos representações visuais para as mesmas. Isso pode acontecer por meio de colagens, registros reais, desenhos ou outras manifestações que façam sentido ao projeto em questão.




Algumas dicas


Agora que você já sabe o que é o Mapa da Empatia e a sua importância, vamos às dicas!





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