degrade_reto.png

BLOG

Aqui, compartilhamos a paixão pelo que fazemos em forma de conteúdo. Semeamos um pouco de nosso conhecimento e experiências vivenciadas para que você também possa colher frutos.

Design Thinking com a Almar

Seu negócio está pedindo por inovação? Então, aposte no Design Thinking! É uma abordagem de pensamento crítico e criativo, que busca gerar e organizar ideias, com o intuito de encontrar soluções para os problemas enfrentados.

Quer entender melhor sobre a ferramenta? Convidamos você a assistir ao vídeo! Inclusive, em parceria com a Casa do Saber e outros parceiros, mais de 500 pessoas já participaram de nossos cursos sobre Design Thinking.



Diversas áreas


O Design Thinking pode ser utilizado em vários contextos! Então, todas as áreas podem ser beneficiadas pela metodologia.

Com o objetivo de encontrar soluções inovadoras, o Design Thinking valoriza a criatividade, experimentação e empatia. Mas não pense que é igual uma receita de bolo não! A ferramenta orienta, mas o seu sucesso depende da dedicação de todos os envolvidos.

E falando em dedicação, quem aqui já ouviu falar sobre a máquina de ressonância magnética lúdica? O designer Doug Dietz, da GE Healthcare, criou o novo equipamento para tentar mudar a experiência das crianças, que tinham muito medo. Utilizando técnicas do Design Thinking, ele conseguiu deixar o produto menos aterrorizante.

Na gastronomia, alguns chefs desenham para materializar suas ideias. Adepta aos rascunhos culinários, a chef Andressa Cabral cria até um mapa sensorial com todas as emoções que deseja despertar com o prato. Diante das etapas do Design Thinking, ela problematiza uma questão, pensa em uma solução e a testa.

Aqui na Almar, já fizemos a prototipação filmada de novas soluções para o varejo e conectamos toda a empatia dos clientes finais participantes a executivos tomadores de decisão. Em outra circunstância, utilizamos do DT para sensibilizar o aspecto de inclusão e diversidade num treinamento corporativo, abordando de forma empática e respeitosa temas relacionados a deficiências visual e auditiva nos processos organizacionais. Também nos aventuramos através da arte em projeto na @aic em um curta metragem que usou o DT como base para a criação de uma narrativa que homenageava um folclore carioca que é o bloco de carnaval das carmelitas, o projeto inclusive chegou a circular em festivais de cinema.

Legal, né? Essas soluções criativas são ótimas e necessárias para todos os ramos! Será que não tem um projeto/sonho aí que possamos te ajudar a alavancar?




Arte e negócio


A ideia de combinar arte e mundo dos negócios não é algo tão trivial, mas gostaríamos de estimular esse olhar no seu negócio! Vamos te dar alguns motivos para você aceitar essa missão.

Segundo Ricardo Carvalho, professor da Fundação Dom Cabral, “o mundo dos negócios é um ambiente cartesiano. A arte, quando inserida nesse contexto, ajuda a abrir perspectivas e a criar valores diferenciados”. Então, aplicada a negócios, a arte:

✅ auxilia na mudança de olhar;

✅ estimula o pensamento criativo e crítico;

✅ transforma a perspectiva dos empreendedores e executivos;

E esses são só alguns benefícios! Uma empresa que conseguir converter seu ofício em arte se transforma e gera transformação!

Acompanhe a gente por aqui e veja também o que estamos falando pelos nossos outros canais: Instagram @alavancadasmarcas e LinkedIn.